jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br

R$ 550,00

Certificado incluso

Duração: 12 horas

Economia Circular para Empresas

APRESENTAÇÃO:

 

A Economia Circular é um modelo econômico que se contrapõe ao usual modelo da economia linear. O modelo econômico linear é baseado na abordagem “do berço ao túmulo” contemplando as fases de extração, processamento, produção, uso; resultando em grandes quantidades de produtos e materiais desperdiçados. A Economia Circular introduz uma abordagem “do berço ao berço” com um modelo de negócios onde as empresas aproveitam melhor os seus recursos ao incorporar no modelo de negócios os fluxos dos os ciclos biológicos, técnicos e as plataformas de produto-serviço, numa combinação inteligente visando explorar oportunidades e minimizar riscos.

 

A União Europeia elaborou um plano de ação para a adoção da Economia Circular, exigindo alterações para os produtos que chegam aos mercados europeus, devendo provocar a adaptação dessas mudanças por países de outras regiões, sendo que as empresas que estiverem preparadas terão condições de aproveitar melhor essas novas formas de negócios.

 

A economia circular é também um paradigma que se apresenta com uma certa complexidade, uma vez que requer novos critérios e indicadores na criação de valor, além de uma visão de negócio holística e resiliente.

O curso objetiva trazer todos os conceitos fundamentais de forma objetiva e oferecer metodologia de análise do modelo de negócios e realização de mudanças para a adoção dos princípios da Economia Circular.

Detalhes do Curso

EMENTA:

 

1.      Tópicos introdutórios

·         Questões socioeconômicas e ambientais – Contextualização;

·         Legislação brasileira aplicada ao controle de resíduos;

·         Economia Circular e Economia Linear;

·         Introdução ao pensamento sistêmico;

·         Sustentabilidade aplicada aos negócios: Ética, função social, longevidade dos negócios e desafios.

 

2.      Modelos de negócios

·         Modelos de negócios, ordenamento empresarial, normas e certificações: apontamentos;

·         Ferramentas para reflexão estratégica: Repensar o modelo para identificar novas oportunidades;

·         Fraquezas, oportunidades e desafios: Repensando o jeito de fazer negócios.

 

3.      A Economia Circular

·         Princípios e vantagens da Economia Circular;

·         Economia Circular e indústria 4.0;

·         Colaboração para projetos de Economia Circular;

·         Melhores práticas internacionais;

·         Europa: Políticas de apoio à Economia Circular;

·         A Economia Circular no Brasil;

·         Análise do ciclo de vida dos produtos;

·         Estudo de casos.

 

4.      Prática da aplicação dos conceitos

·         Exercícios de análise de negócios

·         Exercícios para identificação de oportunidades para implementação de soluções de Economia Circular;

·         Discussão sobre facilidades e desafios na implantação da Economia Circular.

 

5.      Seminários

·         Realização de seminários, onde os alunos realizarão uma análise das oportunidades de implantação da Economia Circular, apresentando uma proposta exequível.

 

Compreensão dos principais conceitos, princípios e desafios da Economia Circular, contemplando suas funções profissionais atuais e planos de carreira futuros;

Capacidade de avaliar criticamente os problemas de negócios e dados para apoiar a tomada de decisões na implantação da Economia Circular;

Capacidade de aplicação dos conceitos de economia circular (incorporando o pensamento sistêmico, construções e estrutura) na transformação de negócios através do apoio à avaliação de problemas e tomada de decisões.

José Maria Bernardelli Junior é consultor técnico, palestrante e professor universitário. Atua como consultor em gestão ambiental, em gestão por processos e operações turísticas (Hotelaria, aviação, eventos e tours). Desenvolveu carreira em empresas como Transbrasil Linhas Aéreas, Maksoud Plaza Hotel, Accor Hotels, Rio Quente Resorts e Leiser Operadora de Turismo com passagem pelas áreas de vendas, administrativo, tecnologia da informação, marketing, produtos, O&M e gestão de projetos. Como consultor prestou serviços para empresas como Shopping Center Norte, Cremer S.A., Rio Quente Resorts, Beach Park, Tecnohidro, e ProLab Ambiental. José Bernardelli é Mestre em Administração - Gestão Ambiental e sustentabilidade (Uninove), com formação em Gestão Ambiental (FMU), MBA em Gestão Estratégica em Meio Ambiente (Mauá), e também, designer de sustentabilidade urbana (Gaia Foundation/UMAPAZ). É Professor convidado nos programas de pós-graduação da Universidade Nove de Julho - UNINOVE (Cursos: Engenharia Ambiental, Engenharia de Avaliações e Perícias e Engenharia de Segurança do Trabalho).

ENTRE EM CONTATO


Favor informar o curso de interesse para envio de mais informações e esclarecimentos de dúvidas. Agradecemos seu contato e assim que possível retornaremos.

Endereço

Sinergya Treinamentos

E-mail

jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br

Telefone

(11) 954264973