jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br

R$ 200,00

Certificado incluso

REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS – ATENUAÇÃO NATURAL MONITORADA

    A tecnologia de remediação adotada para a descontaminação de uma determinada área deve levar em consideração as características intrínsecas de cada área contaminada - conhecimento do cenário local, da extensão da contaminação e se as vias de contaminação ainda existem - além de atender a legislação ambiental vigente, sendo compatível ao risco que a contaminação apresenta. Este processo envolve uma avaliação preliminar, investigação confirmatória e detalhada, avaliação de risco e definição de quais tecnologias de remediação utilizar para reabilitação da área, até as concentrações das substâncias detectadas atingirem níveis aceitáveis para uso pretendido futuro.

    Entre as técnicas de remediação a serem implantadas em uma área contaminada pode-se citar o Processo de Atenuação Natural Monitorada (ANM) O processo de atenuação natural monitorada (ANM) é baseado nos princípios naturais de degradação in-situ e resulta da interação de uma série de processos químicos, físicos e biológicos.

Detalhes do Curso

·         Módulo 1 - PASSO A PASSO PARA REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS


O gerenciamento de uma área contaminada deve conter duas grandes fases de entendimento do problema: A primeira fase é a da identificação da contaminação, composta da avaliação preliminar e investigação confirmatória. A segunda fase é a reabilitação da área que é composta pela investigação detalhada, avaliação de risco, plano de intervenção e remediação.

 

·         Módulo 2 -  ATENUAÇÃO NATURAL MONITORADA


     Em condições favoráveis, a biodegradação dos contaminantes ocorre sem intervenção humana para reduzir a massa, toxicidade, mobilidade, volume ou concentração desses contaminantes. Para a correta avaliação destes processos, uma combinação de métodos químicos e biológicos é normalmente utilizada. Assim, serão apresentados os princípios da técnica bem como os parâmetros a serem monitorados para avaliação de sua efetividade.

Este curso pretende apresentar as etapas de investigação que levarão à caracterização da contaminação e, após a constatação da mesma apresentar a técnica de remediação de Atenuação Natural Monitorada e ainda, preparar o aluno para que tenha segurança na adoção de medidas que assegurem o conhecimento das características dessa técnica e dos impactos por ela causado.

Dra. Silvia Cremonez Nascimento, Doutora em Hidrogeoquímica pela Universidade de São Paulo com mais de 20 anos de experiência no mercado ambiental, especializada no atendimento de todas as fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivos Ambientais além do conhecimento das Técnicas de Remediação para os mais diversos tipos de contaminantes e atuou como Assistente Técnico do Ministério Público de São Paulo.

ENTRE EM CONTATO


Favor informar o curso de interesse para envio de mais informações e esclarecimentos de dúvidas. Agradecemos seu contato e assim que possível retornaremos.

Endereço

Sinergya Treinamentos

E-mail

jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br

Telefone

(11) 954264973

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais