jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br
Certificado incluso
Duração: 10 horas
Realização em parceria com a Sílvia Cremonez da Eckoslife, Paulo Oliveira da SBV Engenharia , Juliano Andrade da Oxiambiental e Dr. Ero Crozera
São 4 dias dedicados a Remediação Ambiental, abordando os processos químicos, físicos e de atenuação natural de áreas contaminadas além da parte de Formação de Solo.
Você pode adquirir o curso que preferir ou o pacote com os 4!
A tecnologia de remediação adotada para a descontaminação de uma determinada área deve levar em consideração as características intrínsecas de cada área contaminada - conhecimento do cenário local, da extensão da contaminação e se as vias de contaminação ainda existem. Definição de quais tecnologias de remediação utilizar para reabilitação da área, até as concentrações das substâncias detectadas atingirem níveis aceitáveis para uso pretendido futuro.
DIA 1 - ATENUAÇÃO NATURAL
PASSO A PASSO PARA REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
O gerenciamento de uma área contaminada deve conter duas grandes fases de entendimento do problema: A primeira fase é a da identificação da contaminação, composta da avaliação preliminar e investigação confirmatória. A segunda fase é a reabilitação da área que é composta pela investigação detalhada, avaliação de risco, plano de intervenção e remediação
ATENUAÇÃO NATURAL MONITORADA
Em condições favoráveis, a biodegradação dos contaminantes ocorre sem intervenção humana para reduzir a massa, toxicidade, mobilidade, volume ou concentração desses contaminantes. Para a correta avaliação destes processos, uma combinação de métodos químicos e biológicos é normalmente utilizada. Assim, serão apresentados os princípios da técnica bem como os parâmetros a serem monitorados para avaliação de sua efetividade.
Dia 2 - REMEDIAÇÃO FÍSICA
As técnicas físicas têm como principal objetivo a redução e/ou remoção e o tratamento da massa dos contaminantes. Essas técnicas podem ser aplicadas in-situ ou ex-situ, dependendo da particularidade de cada site. Também é possível que sejam aplicadas em conjunto com técnicas biológicas ou químicas.
DIA 3 - REMEDIAÇÃO QUÍMICA
INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL E REMEDIAÇÃO QUÍMICA
Conceitos e práticas gerais sobre:
1. Investigação (diagnóstico) ambiental
2. Remediação in-situ por processos químicos (inovação e tendência)
a. Oxidação química
b. Redução química
c. Outros tipos de tratamentos químicos
d. Efetividade, vantagens e limitações
e. Cases de sucesso
DIA 4 - PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SOLO
Dra. Silvia Cremonez Nascimento, Doutora em Hidrogeoquímica pela Universidade de São Paulo com mais de 20 anos de experiência no mercado ambiental, especializada no atendimento de todas as fases do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Passivos Ambientais além do conhecimento das Técnicas de Remediação para os mais diversos tipos de contaminantes e atuou como Assistente Técnico do Ministério Público de São Paulo.
Paulo Victor Seravalli Starling de Oliveira, Bacharel em ciência e tecnologia e engenharia Ambiental e Urbana pela UFABC ( Universidade Federal do ABC), atua a 9 anos no mercado ambiental, com experiência relevante nas seguintes grandes áreas: tratamento de água e efluentes, dragagem ambiental, tratamento de sedimentos contaminados, sistemas de remediação ambiental e gerenciamento de áreas contaminadas.
MSc. Juliano Andrade, diretor executivo na Oxi Ambiental S.A., Mestre em Química Ambiental pela UNICAMP e formado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Executivo de negócios, pesquisador e especialista em soluções para o gerenciamento de áreas cont aminadas em projetos de remediação química in-situ de solo e água, além de tratamento in-loco de efluentes com otimização de processo industrial e foco em reuso. Atua com inovação tecnológica e no tratamento de áreas contaminadas por metais, organoclorados, agrotóxicos e hidrocarbonetos de petróleo, dentre outros. Membro efetivo da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química SP e da Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo e da Água para Levantamento de Passivo Ambiental e Avaliação de Risco à Saúde Humana da ABNT.
Dr. Ero Hermínio Crozera, Pós doutor pela Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Geociências/Departamento de Geografia, com ênfase aos subsídios à classificação dos Antropossolos/2013. Doutor pela Universidade de São Paulo/Instituto de Geociências/Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, com ênfase em hidrogeologia - gestão ambiental/2002. Engenheiro Agrônomo, graduado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel C. Gonçalves/1981. Resumo das Qualificações: • 33 anos de experiência profissional nas áreas de meio ambiente industrial, paisagismo, recuperação de áreas degradadas, pesquisa de novos equipamentos e tecnologias, consultoria a órgão ambiental de caráter nacional e de cooperação multinacional, como colaborador junto à associação de desenvolvimento de normas técnicas de âmbito nacional e de ferramentas para fins de gestão ambiental, um dos autores do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas - CETESB (1999) e • Professor titular, colaborador e convidado de cursos de stricto sensu de Áreas Degradadas, de Impactos Ambientais, de Revitalização de Solos Urbanos e em Gerenciamento de Áreas Contaminadas/Processo de Identificação e de lato sensu nos cursos de Engenharia Civil, Controle / Automação, Elétrica e Química, nas disciplinas de Metodologia Científica, de Mecânica dos Solos, de Operações Unitárias, de Gestão Ambiental, de Perícia Ambiental, de Normatização, de Segurança do Trabalho e de Sustentabilidade aplicada a construções.
Favor informar o curso de interesse para envio de mais informações e esclarecimentos de dúvidas. Agradecemos seu contato e assim que possível retornaremos.
Sinergya Treinamentos
jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br
(11) 954264973