jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br

R$ 550,00

Certificado incluso

Diagnóstico e Controle das Emissões Atmosféricas

Detalhes do Curso

Introdução e Legislação

ü  Histórico

ü  Principais acordos internacionais (Montreal, Kioto e Minamata)

ü  Legislação Federal e Estaduais (SP e Paraná) – aplicadas ao tema

Tipologia de Fontes – Entendimento de algumas fontes industriais importantes

ü Fontes Combustão

§  Princípios da combustão

§  Principais combustíveis industriais

§  Formação de Poluente na Combustão

ü Emissões Fugitivas Compostos Orgânicos Voláteis

ü Emissões Fugitivas de material particulado

 

Gerenciamento de emissões

ü  Ferramentas disponíveis

·   Inventário Emissões

·   Medição Fontes

1.       Metodologia convencional (base amostragem isocinética);

2.       Princípios monitoramento contínuo

·   Odor

Qualidade do Ar

ü  Ferramentas para avaliação de impactos na qualidade do ar – Modelagem

ü  Monitoramento da Qualidade do Ar

ü  Avaliação de Risco

Sistemas de Controle de Emissões

ü  Material Particulados

ü  SO2

ü  NOx

ü  COVs

Giovana Rubim atua como consultora independente, é formada em Engenheira Química e pós-graduada em Gestão Ambiental e MBA em Gestão Financeira e Controller. Atua há 19 anos com projetos na área de poluição e qualidade do ar, em vários trabalhos como: Estudos de Impactos Ambientais (EIA), Estudos de viabilidade, Modelagem de dispersão de poluente atmosféricos e odor, monitoramento de qualidade do ar (definição de rede de monitoramento e operação), inventário de fontes e emissões atmosféricas de poluentes regulados e gases de efeito estufa (GEE) e avaliação e estudos de alternativas de controle de emissões atmosféricas e indicadores ambientais. De 2002 a 2007 atuou no desenvolvimento do sistema de inventário de emissões da Petrobras, das áreas de E&P, Refino, Transporte e Distribuição, das unidades do Brasil, Argentina, Peru e Bolívia. Na área de gestão, desenvolveu e implantou indicadores ambientais em 10 unidades de mineração (Votorantim metais), no Brasil, Peru e Colômbia. Atuação nos mais diversos setores industrias, com destaque para o setor de Oil & Gas, Mineração, Siderurgia, Automobilístico. Atua em gerenciamento de projetos a mais de 10 anos, tanto na gestão técnica como financeira, de projetos de variados portes e equipes multidisciplinares, incluindo a gestão de projetos internacionais.

José Mateus Bichara, Possui mais de 30 anos de experiência profissional, liderando equipes e grupos de trabalho no desenvolvimento de planos de monitoramento e de controle de fontes estacionárias de emissões atmosféricas, estudos de dispersão atmosférica de poluentes, alternativas de controle e tratamento de gases de fontes emissoras, projetos de sistemas avançados de tratamento de gases, auditoras ambientais e licenciamento ambiental.
Dedica-se, atualmente, ao fornecimento de consultoria técnica ligada a questões ambientais para empresas de médio e grande porte, voltadas principalmente a geração de energia a partir de combustíveis alternativos e de resíduos sólidos urbanos e industriais, desenvolvendo estratégias e protocolos de gestão voltadas a sustentabilidade dos empreendimentos.
Foi Engenheiro de Desenvolvimento e Gerente de Projetos do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (1985 – 1991). Atuou profissionalmente nas empresas Econsult Estudos e Avaliações Ambientais Ltda. (1992 – 1998), ERM Econsult Ltda. (1998 – 2002), ERM Brasil Ltda. (2002 – 2006), AirServices Estudos e Avaliações Ambientais Ltda. (2006 – 2015), SGW Services Ltda. (2007 – 2015) e Cronolab Referência em Anállises Químicas e Ambientais Ltda. (2010 – 2015). Foi responsável pelas Operações de Engenharia da SGS AirServices Estudos e Avaliações Ambientais (2015 – 2018).
Foi Presidente da AWMA – Air and Waste Management Association – Seção Brasil em duas gestões (Gestão 2008 e 2017/2018). Atualmente faz parte do Conselho dessa Associação.
Foi autor ou coautor de diversos artigos técnicos e de textos de divulgação de temas de interesse ambiental. Coordenou vários seminários relacionados a questão ambiental.

Maria Carolina Falaguasta, consultora na área de meio ambiente, é formada em Engenheira Química pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado e doutorado em engenharia com ênfase em controle ambiental pela mesma instituição, além de cursos de especialização em meteorologia da poluição do ar, química da atmosfera, tratamento de efluentes líquidos e gerenciamento de resíduos sólidos pela USP. Focou sua carreira especialmente no controle de poluentes atmosféricos, área que atua há 17 anos nos setores Energia, Indústria, Mineração e Resíduos Sólidos. Suas principais atuações são: estudo de dispersão de poluentes atmosféricos, estimativa de emissões de poluentes, inventário de fontes de emissão de gases de efeito estufa e poluentes regulamentados, diagnóstico e avaliação de qualidade do ar, avaliação de Impactos, monitoramento de emissões fugitivas de compostos orgânicos voláteis e licenciamento ambiental.

ENTRE EM CONTATO


Favor informar o curso de interesse para envio de mais informações e esclarecimentos de dúvidas. Agradecemos seu contato e assim que possível retornaremos.

Endereço

Sinergya Treinamentos

E-mail

jacqueline.assumpcao@sinergya.com.br

Telefone

(11) 954264973

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais